Uncategorized

Centenas de mulheres se armam para proteger cidade mexicana contra o Cartel das Drogas.

Esta semana, centenas de mulheres na cidade mexicana de Xaltianguis formaram sua própria organização de defesa da comunidade para proteger sua cidade contra o crime organizado. As mulheres pertencem a um grupo chamado União dos Povos e Organizações de Estado Guerrero, ou UPOEG.

De acordo com o comandante da força de autodefesa da comunidade local Miguel Angel Jimenez, as mulheres estão espalhadas entre várias equipes diferentes que patrulham os bairros de Xaltianguis, que é uma pequena cidade nos arredores de Acapulco.

Jimenez disse a repórteres que as mulheres são bem treinadas em armas de fogo, mas, infelizmente, o grupo tem apenas cerca de 80 armas e eles têm que girar as armas e compartilhá-los entre os membros.

“Eu acredito que as pessoas, uma vez que sabem que as mulheres estão participando, eles irão fornecer mais armas”, disse Jimenez.

Silvia Hipolito é mãe de dois filhos e uma das muitas mulheres que se juntaram recentemente esta agência de defesa voluntária. “As mulheres são corajosas, e somos capazes de defender a nossa cidade”, Disse Hipolito aos repórteres.

Organizações de auto-defesa voluntária como este foram formando em todo o México, uma vez que o governo e as forças policiais locais, na verdade, não tenho feito nada sobre os crimes em suas comunidades.   México está atualmente a atravessar grandes protestos por todo o país durante o sequestro em massa recente e assassinato de 43 alunos, o que o governo e o crime organizado teriam responsabilidades sobre os crimes .

Sobre o autor

admin